Friday, August 8

TEF e IELTS

Fala povo Canadense (ou quase !!)

Antes de começarmos esse novo post, gostaríamos de agradecer a todos que mais uma vez deixaram seus comentários em nosso blog !! Desejamos muita sorte e sucesso a todos vocês !!

Bem, essa semana foi a maior correria, e por isso não conseguimos postar antes sobre o IELTS e o TEF. Aliás alguém viu o valor do dólar canadense ? Está em R$ 1,50 !!! Tomara que continue caindo até o próximo ano, pois quanto mais baixo estiver mais din-din para começarmos nova vida em terras geladas !! Só espero que a eleição americana não atrapalhe em nada.

Bem, vamos ao que interessa ! Vou começar falando sobre o TEF:

O TEF é um exame que é aplicado pela Aliança Francesa e acontece apenas de 3 a 4 vezes no ano. Em um primeiro momento minha ideia era de não prestar o TEF, pois eu achava que conseguiria mais de 7,0 em todas as modalidades do IELTS, porém a Rachel me convenceu a começarmos a fazer aulas de francês e a prestar o TEF . Foi a melhor coisa que eu fiz !!

Começamos a fazer aulas particulares com um professor MUITO BOM em Fevereiro/2007 e o exame aconteceu em Setembro/2007. No início eu estava meio preguiçoso para estudar o idioma, porém quando foi em Julho eu comecei a rachar !!! Meu Deus, no final eu lia até placa de carro com entonação francesa !!! Mas a grande jogada foi tirar férias do trabalho 1 semana antes da prova. Nessa semana o professor foi em casa todos os dias e treinamos o exame de trás para frente !

Juro para vocês que eu achava que no dia da prova eu ficaria super nervoso, porém eu me surpreendi com minha tranquilidade ! Tudo correu super bem, e no final consegui 2 pontos (dentre os 67 necessários) devidos aos bons resultados no TEF. No total fizemos 70 horas de aulas particulares e isso acabou sendo o suficiente.

Para quem estiver pensando em começar a estudar para o TEF o nome do nosso professor é Arlindo e o telefone dele é 011 8174-4063. Ele não cobra muito caro e já ajudou diversas pessoas a se mudarem para a Bélgica, Quebéc e tb para outras parte do Canadá ! O cara é fera !!

Bem, passado o desespero do TEF era hora de encarar meu pior inimigo. O IELTS ! Sério, essa prova foi a coisa mais difícil que eu já fiz na vida, já que para atingir a pontuação necessária eu precisava tirar 7,0 em pelo menos 3 das 4 categorias.

E lá fui eu começar a fazer aulas particulares com uma das examinadoras. Eu escolhi a sra. Margaret Hermens que foi indicada pelo próprio British Council. Com certeza sem essas aulas eu não teria conseguido notas tão boas. Ela me emprestou um montão de livros e eu passei praticamente 2 meses me matando de estudar. Eu esqueci de amigos e diversão nesse período e era normal ficar estudando até quase 1 hora da manhã. Eu costumava almoçar em 15 mins e usava os outro 45 mins para ficar fazendo minhas compositions. É sério, eu estudei muito mais para o IELTS do que para o vestibular ou qualquer outra prova que eu já fiz na vida.

Graças a Deus eu fiquei com 8,0 no Speaking, 8,0 no Listening, 7,0 no Writing e 6,5 no Reading. Ou seja, consegui em apenas 1 prova as notas necessárias !!! Depois disso eu já estava pronto para dar entrada no nosso processo, porém ainda tinha um detalhe: Precisávamos nos casar !

Hehehehe.... fiz o IELTS em Novembro e nos casamos em Janeiro ! Conforme já falei aqui antes, em menos de 48 horas após termos nos casado eu estava no consulado Canadense dando entrada no processo !!!

Ufa, escrevi muito dessa vez !! No próximo post vamos falar sobre como foi a espera pela documentação e o que fizemos para adiantarmos a entrega do nosso processo ! Fiquem ligados !!!

Um grande abraço e continuem deixando seus comentários !!!
Ross and Rachel

4 comments:

Unknown said...

Olá!
Em aproximadamente quanto tempo após a prova do TEF vocês receberam o resultado dela?
Obrigada,
Ester

Ross e Rachel said...

Ol� Ester,

Favor enviar seu e-mail ou mandar um para rossandrachel@hotmail.com, para que eu possa tirar suas d�vidas, ok?

Abs,
Rachel

Sandro e Família said...

Essa etapa de conseguir a pontuação nas provas do TEF e IELTS é uma das mais extressantes junto com a demora para receber o pedido dos exames.
Parabéns pelas notas que conseguiu e continuaremos acompanhando a saga rumo ao Canadá.

Abraço

Li e Karllus said...

Eu nao tinha visto as notas de voces...Parabens!

Compramos livros e o meu marido esta estudando alguns sites online. Ele precisa de 2 notas 7 no IELTS e já vimos que isso nao é facil....Vi que voces fizeram aula com professora particular....Voces podem enviar-nos mais informacoes sobre as aulas, professor, custo e etc já somos tambem de Sampa?
obrigada

Li
lizocca@yahoo.com.br
Proxima parada - Canada
http://proximaparada-canada.blogspot.com