Saturday, August 16

A Documentação !

Fala povo ! Está sendo muito legal conhecer tantas pessoas que estão no processo de imigração ! Nós achávamos que conhecíamos muita gente, mas nossos contatos no mínimo dobraram !!..rs...

Conforme prometido, vou falar um pouco sobre o período "Azul" do timeline, ou seja, o período entre a entrada do processo e o envio da documentação. Na verdade não tem muito segredo a não ser se organizar ao máximo para assim que chegar a carta você ter toda a documentação em mãos. Como eu tinha feito o TEF e o IELTS o ano passado eu estava com medo que o prazo de 1 ano fosse ultrapassado, então logo após dar entrada no processo nós tratamos de providenciar os diplomas da faculdade, históricos escolares, certidões de nascimento e casamento, passaportes atualizados, etc.

O mais difícil foi o certificados da polícia, pois sabíamos que o prazo da polícia federal era longo. Mesmo assim resolvemos arriscar e após 5 meses de processo tratamos de emitir esse documento mesmo sem a chegada da carta. Nossa previsão estava certa, pois quando recebemos a cartinha solicitando a documentação, os certificados da polícia ainda estavam válidos ! Também foi um grande desafio solicitar o certificado da Polícia Britânica, já que eu morei em Londres por 1 ano entre 2002 e 2003. Ainda bem que o site do CIC te passa o caminho das pedras quanto a emitir esses certificados, e após alguns emails com o pessoal da Inglaterra eu mandei uma carta solicitando o documento e 1 mês depois eu tinha o certificado em mãos ! Viva a pontualidade e a organização dos ingleses !!!

Uma outra coisa que é um pouco chata é o preenchimento dos formulários, pois não sabíamos se deveríamos enviar o tal do "Schelude 03" ou não. No final, enviamos também esse formulário, já que é melhor pecar por excesso do que por falta de documentos !

As fotos também foram meio complicadas, pois são tamanhos especiais, e isso significa custar mais caro ! As 12 fotos custaram R$ 90,00 ! Eu achei um roubo, mas procurei pensar como investimento e não como despesa !!

No final nós separamos por categorias conforme mencionado na carta do consulado, (Civil Documents, Work History, etc) e colocamos tudo dentro de saquinhos plásticos onde também estava tudo separado o que era meu e o que era da Rachel. Ficou uma verdadeira obra prima !!

O resultado disso tudo é que apenas 06 dias após termos recebido o pedido de documentos lá estávamos nós dois em pleno consulado canadense entregando nossa documentação. A moça que nos atendeu foi super boazinha e disse que agora teríamos que aguardar por mais alguns meses até o exame médico. Uma pena sabermos que esses "alguns" significam quase 1 ano de espera !!

Para finalizar, minha dica para essa etapa pode ser resumida em uma única palavra: Planejamento. Providenciem todos os documentos antes da chegada da carta, isso vai ajudar a superar a ansiedade e a entregar a documentação de forma mais rápida !!

Um grande abraço !
Ross and Rachel

No comments: