Thursday, October 16

Continuação Carta Surpresa

Essa história da carta "surpresa" realmente deu o que falar ! Como não estavamos aguardando pela mesma, eu resolvi ligar para a Maria João e perguntar do que se tratava. Eu sei que não deveria ter feito isso, mas a curiosidade e a ansiedade estavam me deixando louco ! Seguem algumas informações obtidas:

- Todo mundo que está no processo recebeu a carta, independente do status do mesmo. (Comentário: Não sei se isso é 100% verdade, pois acompanhamos blogs de pessoas que estão entre 16 e 20 meses de processo e ninguém escreveu nada a respeito dessa carta pedindo confirmação. Acho que só foi premiado quem ainda está longe de receber o pedido de exames médicos)

- Quem quiser pode mandar um email para o consulado confirmando que quer continuar no processo.


- O processo inteiro está levando por volta de 24 meses para terminar (Quase chorei quando ela me disse isso....)

Bem, nós mandamos o tal email confirmando que queremos continuar. Fiquei com tanto medo que eles não entendessem que eu usei letras maiúsculas para dizer que não queria o reembolso. Isso realmente funcionou pois 2 dias depois recebemos um email do consulado nos agradecendo pela confirmação e dizendo que agora não era necessária mais nenhuma ação de nossa parte, mas apenas esperar até o próximo passo.


Resumo da ópera: A carta serviu pelo menos para dizer que nosso processo está lá e que eles não esqueceram de nós ! O que mais doeu nessa história toda foi saber que o tempo de espera que era entre 14 e 16 meses agora está em 24 ! Pior que é verdade pois de acordo com o timeline do Great Escape, tem gente aguardando a 20 meses e nada ainda !!!


Abraços,
Ross and Rachel

8 comments:

* Serena * said...

Bom, pelo menos agora vocês têm uma posição certa sobre essa demora do consulado. Tudo antes era expeculação, agora não mais.

Vai vivendo a vida então, que uma hora o Canadá chega =D

Abraços,

Dani

Dani said...

Rachel,

Antes de mais nada gostaria de dizer que já assisti vcs pelo menos umas 3x cada episodio...hehehe (desculpe a bricadeira mas sou fã de FRIENDS !!!! )
Vamos olhar tode esse tempo pelo lado positivo: a pior hipotese antes eram 18 meses e aumentou apenas 6 meses. E o que são 6 meses para uma mudança pra vida toda ? Dá pra gente aumentar o pé de meia, treinar mais inglês, se planejar e programar melhor nossa chegada e fazer muita yoga, meditação e respiração pra controlar a ansiedade.

Bjs e boa sorte

Dani

Li e Karllus said...

Oi Ross e Rachel,
Desculpa por ainda não ter respondido o e-mail de vocês...é que voltei a trabalhar e estou sem tempo pros e-mails particulares.
Mas o que vi até agora foi que só o pessoal de antes de 27 fev recebeu a tal cartinha. Eu sou de maio deste ano e o consulado está sem orientação do que fazer conosco...

beiZoccas,
Elis,

Li e Karllus
"Proxima parada - Canada"
http://proximaparada-canada.blogspot.com
Sampa > Toronto
timeline: Processo de 02/maio/2008
Aguardando Pedido de Documentos
skype/hotmail/yahoo/google/aol: lizocca
http://meadiciona.com/lizoccarato/

* Serena * said...

Oba! Fomos os primeiros a sermos contactados do Québec!rs

Brincadeiras à parte, talvez seja uma opção a ser estudada sim. O prazo pelo Quebéc também aumentou ( de 4 a 6 meses para 6 a 8), mas a previsão é que diminua de novo, já que alegam que esse aumento é devido à mudança do escritório. O prazo médio agora é de 16 meses.

Um rapaz na palestra perguntou se ele poderia "mudar" do processo federal, o qual ele já tinha iniciado, para o de Québec, que é mais rápido. O que a Soraia sugeriu pra ele era que ele procurasse o consulado e verificasse essa possibilidade, que talvez (ela afirmou que não podia responder nada com toda certeza do mundo!) eles pudessem segurar o valor da taxa e quando ele passasse por Quebéc eles "abatessem" esse valor, já que quem faz o processo do Quebéc faz o federal do mesmo jeito. Talvez valha a pena se informar, e trabalhar com mais uma opção.


Abraços,

Dani

Lá e Dá said...

Olá!!
Adicionamos vocês e estamos acompanhando seu blog.
Puxa vida!! 24 meses...
Obrigada por ligarem e passarem essa informação p. nós.
Abraços

.Mariana.Daniel. said...

Oi gente,

Vou confessar que pra quem já vai com 20 meses, essa previsão de 24 é animadora!!! ;)

Obrigada por compartilhar a informação.

Bjs,
Mariana

Sandro e Família said...

O que acho mais engraçado é que continuam falando que o processo é o Simplificado....imaginem se fosse o complicado...rsss !!!

Pretendemos começar o ano novo já em Vancouver...isso se o prazo de emissão do visto também não aumentar na mesma proporção do processo todo.

Abração

Dan, Maria e Gabi said...

Esta tal ``cartinha`` tambem criou duvidas e indagacoes similares a de vcs. Contatamos nosso advogado e fomos informados que eles ja enviaram correspondencia confirmando o interesse de todos os clientes. Ainda assim, eh possivel que esta semana, venhamos a tomar a iniciativa de enviar um email confirmando nossa intencao de permanecer no processo. Tambem confirmamos que o processo ampliou o prazo para ate 24 meses. N tem outro jeito, vamos ter que ficar firmes e atentos, ateh mesmo a alternativas, como Quebec, Pos-Graduacao. Enfim, ``vamo q vamo``..

Abracos,

Dan, Maria & Gabi